segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

O TEMPO PASSA!



O tempo passa.
E o que realmente temos?
O que verdadeiramente é nosso?
A própria vida é um pouco de tempo que nos é emprestado.
Sim...
Viveríamos melhor sem tanto ódio.
Por que perder tempo com fagulhas que logo passam.
Pois tudo passa e só teremos o que realmente é nosso.
Mas o que é nosso?
Olho para pessoas queridas que perderam ou perdem a memória e sinto-me questionado.
Sim, ainda louvo pelo dom da vida deles, pois toda vida vale a pena em si mesma.
E a minha, o que é?
O tempo passa e vejo-me em um corredor.
Um corredor que não quer levar-me senão a mim mesmo.
Certamente para um momento comigo mesmo, onde eu possa respirar fundo e reconhecer a mim mesmo.
Eu, com minhas luzes e trevas.
O mais importante não é reconhecer o tempo que passa, mas olhar para os passos dados e ainda saber quem eu sou.
O tempo passa!
Só não pode passar a minha capacidade de ver e sentir a minha própria vida sendo construida.
O tempo passa...
Já eu preciso, sempre, mesmo na dor, reconhecer-me em uma jornada concreta.
O tempo passa, mas não pode levar-me para lugar nenhum.
Mas sim, o tempo passa.

Pe. Rômulo Azevedo               

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

FELIZ NATAL!

O Natal é o momento em que Deus vem confirmar o que nos prometeu. É também a valorização plena do humano. Se ser gente fosse algo desprezível Deus não teria assumido esta humanidade para levá-la à plenitude em Cristo Jesus. O Natal não é um tempo qualquer, mas a época que celebramos o maior presente que podíamos ter: Deus caminhando conosco.
A todos os meus amigos e familiares desejo tudo de bom. Não rogo para que Deus tire de todos as dificuldades, isto seria ilusão, mas oro para que Ele dê a todos as forças necessárias para que tudo seja vencido na fé.
FELIZ NATAL DO SENHOR JESUS.
Deus os abençoe e conduza sempre!
Obrigado pela presença de todos em minha vida.

Pe. Rômulo Azevedo da Silva

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

POUCAS PALAVRAS, GRANDES ASSUNTOS - 42


     Há coisas e realidades, palavras ou ações, que só terão significados ditas no pé de nosso ouvido, pois elas participam somente daquela história que poucos personagens interpretaram na dinâmica da vida. o amor é um mistério e, quem o nega, decide passar os próprios dias sem ter uma chance de respirar vida. Não há amor sem termos com quem compartilharmos.

Pe. Rômulo 

sábado, 15 de dezembro de 2012

POUCAS PALAVRAS, GRANDES ASSUNTOS - 41

       Não é difícil rezar/ orar, difícil é deixarmos que Deus cure nossos objetivos, muitas vezes, vazios, egoistas e individualistas. Oração é encontro com o amor maior, será válida quando deixarmos que Ele caminhe e reine nos lugares mais escondidos do nosso ser e nos leve a uma mudança de pensamentos e atitudes. Não há verdadeira oração sem disponibilidade para a conversão. Quem encontra Deus e, se este encontro, for real, necessariamente muda, sai do seu eu solitário e passa a ver com outros olhos. A oração nos  leva a perceber a partir do que encontramos e vivemos em nós. Ora/reza bem quem entendeu que Deus é amor, e amor para todos.

Pe. Rômulo

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

POUCAS PALAVRAS, GRANDES ASSUNTOS - 40

       Ainda vivemos num mundo cheio de pessoas que dizem amar ou conhecer a Deus mas que oprimem e escravizam os outros. O engraçado é que não percebemos que a coisa mais fácil é manipular ou deixar-se manipular, tirar do outro a liberdade, até do mínimo, como respirar em paz ou andar com as próprias pernas. Sinto-me triste quando fazemos isto. E aconcete tanto em minha religião quanto nas outras, como também em outras instituições como a família. Ninguém nasceu para perder a liberdade para um outro. Muito menos isto deve acontecer em nome de Deus. Que cada homem aprenda, com Deus e em Deus, a construir sua própria casa. Nós só podemos ajudar, trabalharmos juntos ou doarmos alguns materiais para a construção, nada mais.

Pe. Rômulo

domingo, 9 de dezembro de 2012

NA PALAVRA DE DEUS CRESCEMOS - 03

       "Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito, alegrai-vos! Seja a vossa bondade conhecida de todos! O Senhor está próximo. Não vos preocupeis com coisa alguma, mas, em toda ocasião, apresentai a Deus os vossos pedidos, em orações e súplicas, acompanhadas da ação de graças".
Fl 4, 4-6

       Precisamos de algumas realidades em nossa caminhada, mas o que temos necessidade, acima de tudo, é da bondade exercida, de pessoas boas. A bondade salvará muitas coisas, trará a paz que desejamos e plantará em nós a felicidade que buscamos. Não precisamos que o homem domine muitas artes, precisamos descobrir a  bondade. Sermos capazes não é tudo, é fundamental sermos amáveis. Deus nos dá bons exemplos, é só bebermos da fonte certa e tomarmos uma decisão clara: eu quero ser bom. Uma bela ação de graças que podemos oferecer ao Senhor é a nossa bondade, assim seremos mais parecidos com o nosso próprio Deus.

Pe. Rômulo Azevedo da Silva

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

POUCAS PALAVRAS, GRANDES ASSUNTOS - 39

       Olhar para o infinito e deixar-se tocar pelas maravilhas da criação é um ótimo exercício para nos sentirmos parte de toda esta maravilha. É contemplando a vida que aprendemos a viver bem. O mistério da existência é grande demais para caber em nossas cabeças, somos partícipes de tudo por graça e chamado. Não é fácil dar passos, mas reclamar de tudo é sinal de que ainda não tivemos a capacidade de ver, sentir e amar. Olhar para o que está à nossa frente, ou até longe de nós, é salutar, mesmo que não tenhamos o controle de tudo seremos alimentados pela força que o infinito tem. Feliz alimento!

Pe. Rômulo Azevedo da Silva