quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

QUARESMA, TEMPO DE ENCONTRO E RELACIONAMENTO

“CONVERTEI-VOS E CREDE NO EVANGELHO” (Mc 1,15).
                                                                     
                                                                             Por Pe. Rômulo Azevedo da Silva

Estamos vivendo mais um ano litúrgico, quando o Espírito Santo de Deus nos dá a oportunidade de mergulharmos em todo o mistério e ministério da vida de Jesus. A liturgia é lugar primordial de encontro com o Senhor da vida e da história. A quaresma é uma caminhada, um tempo de meditação; nos prepara e capacita para chegarmos com pés firmes no maior acontecimento de nossa fé, a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Assim, é um tempo nosso, um presente que a sabedoria de Deus criou e nos deu, dentro, vem todo o seu amor e carinho.
Não há a menor dúvida de que o Senhor nosso Deus nos criou para a felicidade e nos convida incessantemente para participarmos de sua alegria. Deus é um Ser imensamente feliz; em cada coisa criada, Ele imprimiu a marca de um desejo de contentamento e felicidade; basta olharmos para todo o espetáculo de luzes e cores que nos mostra a natureza e veremos o estrondo da vida que borbulha em todo o universo. É no homem, contudo, que isso se constata de modo mais real e marcante.
Nossas vidas são feitas de momentos; estes dependem de nós e de nossas escolhas. Às vezes fico me perguntando o que está faltando para sermos felizes de verdade. Olho para a arte, a música, o teatro, o cinema e para tudo que o homem produz e me questiono; muitas são as querelas que surgem em meu peito também humano. O que será que está acontecendo? Por que não conseguimos o que mais buscamos? É belo ver todo o desejo de paz, amor e felicidade que carregamos em nossas almas, todos os sonhos que projetamos naquilo que criamos. Como não nos emocionarmos ao vermos cenas de filmes e novelas, músicas que mais parecem um espetáculo do próprio universo e crianças que ainda brincam e se encantam com as ondas do mar e com as promessas dos adultos. Tudo isso me faz acreditar em um mistério maior do que nós e de nossas capacidades físicas e intelectuais. Jamais chegaremos a ver um pouco do que foi preparado para nós se não nos colocarmos a caminho, jamais chegaremos se não enfrentarmos os desafios, perigos e emoções da jornada. A quaresma é este convite, que quer nos dizer que não veremos nada se dentro de nós não houver uma pré disposição para  o encontro com tudo que não só faz parte de nós, mas é nosso; ou melhor, somos tudo isso.
Então como viver bem este tempo, esta jornada? É claro que não viveremos bem se não entendermos bem a premissa filosófica há muito conhecida: “ninguém ama aquilo que não conhece”. Que Deus abra nossos corações para podermos entender um pouco mais.
A quaresma só pode ser entendida e vivida à luz do Tríduo Pascal da Paixão, Morte e Ressurreição, de Jesus. A Páscoa é a festa batismal da Igreja. No Cristo morto e ressuscitado, ela celebra o novo nascimento dos que são batizados e renova a Aliança batismal dos que já foram mergulhados nas águas da nova vida. Para esta festa a Igreja se prepara com a penitência.

PENITÊNCIA

Não podemos esquecer que a penitência não é uma lista de práticas nocivas ao nosso corpo, alma e até saúde; penitência é, antes de tudo, a nossa disposição de encontrar Deus e todo o seu mundo de amor e felicidade. Não é viver práticas externas somente; isto é fácil e pouco para uma inteligência tão complexa quanto a nossa; somos capazes de realizar coisas sem que estas nos toquem por dentro. A penitência quer transformar, fazer ver, levar-nos a um sentir que algo pode acontecer, que somos capazes de acolher ou renunciar a algo para nos tornarmos mais capacitados de experimentar uma realidade mais especial, concreta e fértil para nossas vidas. Será que uma pessoa que não sabe andar de bicicleta experimentará o sabor de ter uma experiência a mais do que quem já aprendeu a pedalar? Assim, penitência é um exercício que realmente toca na realidade de cada um; por isso, cada pessoa deve, se conhecendo, escolher livremente o que oferecerá ao Senhor como pedido, oferta e desejo de crescimento; é o lugar onde nós deixamos nossos próprios interesses e nos voltamos para Deus ( busquemos a Palavra de Deus – Joel 2, 12-18 ).

EXERCÍCIOS QUARESMAIS

No Evangelho de quarta-feira de Cinzas a Igreja nos proporciona uma profunda meditação sobre os exercícios da quaresma. Todos estes querem nos conduzir a uma real conversão. Este é o grande apelo e chamado da quaresma. A finalidade da vida de cada cristão é ser como o Mestre Jesus, santo e agradável ao Pai. Conversão não é viver uma vida de anjo, super-héroi ou extra-terrestre; santidade é nossa humanidade trabalhada à luz da pessoa de Cristo. Converter-se é mudar de direção, de perspectiva, de modo de vida, buscando tudo que nos ajuda a viver a proposta que escolhemos para nós. O atleta não deixa de comer ou fazer tudo que possa comprometer sua capacidade física e emocional? Assim também devemos ser em nossa vida espiritual.
Mateus nos apresenta uma síntese , o programa destes exercícios de e para a conversão, oração, jejum e esmola ( Cf Mt 6,1-8.16-18):


ORAÇÃO: Toda a nossa vida deveria ser uma oração, ou seja, uma comunicação com o divino em nós. A oração constitui uma abertura para Deus, para o próximo e para o mundo, a criação. A oração é também lugar de encontro com a verdade mais profunda na qual fomos criados; a verdade que somos nós mesmos. Orar é comunicar-se com o criador e Senhor de todas as coisas para, n’Ele e com Ele, descobrirmos o sentido da vida e de todo o nosso ser. Na oração descobrimos quem somos, quem é o outro, o que é o universo e quem é, na verdade, Deus. Se os homens e as mulheres da terra orassem  mais o mundo não estaria pedindo socorro das mais variadas maneiras. Quem não reza não cresce, não se conhece e não sabe o que está fazendo aqui ou qual seu papel no mundo e na sociedade; torna-se uma pessoa vazia e lunática, ferida e feridora, andando pra frente e pra trás buscando satisfações pessoais e individuais, egoístas, sem uma mínima preocupação com o planeta ou seus habitantes. Orar é uma questão de vida ou de morte.


JEJUM: Se a oração atinge o relacionamento do homem com Deus, o jejum o celebra com os bens criados na virtude da esperança. No seu relacionamento com a natureza o homem é chamado a ser livre, a ser senhor da criação e co senhor de si mesmo. O jejum não vale pelo que é nem pelo que acontece materialmente, biologicamente, fisicamente ou socialmente; vale pelo que significa. Jejuar não é fazer ou deixar de fazer coisas, é mais do que escolhas, é um encontro com nosso universo interior. Jejuar é abster-se de alguma coisa (comida, bebida, gestos , hábitos etc), é estabelecer o correto relacionamento de nossas vidas com tudo que a criação coloca em nossas mãos, é atitude de liberdade e de respeito para com tudo e nós mesmos, é uma luta contra mil maneiras de nos tornarmos escravos, é abrir espaço para nós mesmos, é encontro com nosso eu mais profundo. Quando estou jejuando estou dizendo a mim mesmo que sou capaz de adequar-me a um mistério que é maior que eu.


ESMOLA: A esmola celebra o relacionamento do homem com o seu próximo, na virtude da caridade. Dar esmola, na tradição cristã, significa dar de graça, sem interesse de receber de volta; dar sem egoísmo, sem esperar recompensa; com paixão (compaixão). O cristão, na esmola, tem a oportunidade de experimentar o gesto do criador que de muitas maneiras se doou a cada um de nós. Não é simplesmente ir até a nossa feira e tirar dela um pacote de macarrão e ofertar a alguém; é dar-se nas pequenas coisas, no que o outro precisa e não apenas no que nos sobra. Na esmola, a Igreja nos convida a repetir o grande sinal do Mestre que viveu segundo uma doação gratuita. Não é só bens materiais, mas o tempo, o interesse, as qualidades, o serviço, o acolhimento, a aceitação etc. A Igreja sabe que uma esmola não vai resolver os problemas sociais e humanos que nos cercam, até porque o ser humano, no fundo, não precisa de esmolas e sim de presença, e sabe também que é pelo que a esmola significa que ela vai  ajudar a uma verdadeira promoção humana. Não a quantia que importa, mas o gesto, ou o que o rito da esmola quer nos mostrar. Esmola é encontro de pessoa com pessoas, de um coração com outros corações.

FELIZ QUARESMA

Depois de termos visto estas dicas tão importantes podemos viver melhor este tempo de graça que Deus preparou para todos nós. Nosso objetivo não foi escrever um tratado, não há aqui nada de novo, somente  colocamos em palavras simples a espetacular riqueza do nosso tesouro da fé. Desejo que todos os meus irmãos e paroquianos tenham uma santa e abençoada quaresma. Que Deus e seu Espírito de Amor nos conduza. AMÉM!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Sábia ideia evangelizar utilizando os meios tecnólogico.Na sociedade em que vivemos, é fundamental sensibilizar as pessoas a compreenderem que o mais importante é a essência humana. E este é um momento de graça, que nos remete a um olhar reflexivo sobre nós e até mesmo sobre nossos relacionamentos.Assim sendo, com a graça Divina nos convertermos e buscarmos sempre ser um homem novo.

    ResponderExcluir