domingo, 30 de setembro de 2012

NA PALAVRA DE DEUS CRESCEMOS

       Alguns acontecimentos da vida são engraçados, dá até para chocar ou rir. Quando vamos ficando maduros temos a oportunidade de meditar um pouco mais. Muitas vezes nos comunicamos com palavras prontas, frases decoradas, conceitos copiados e colados dos conteúdos mecânicos do dia a dia. É preciso ter coragem para romper com tudo isto. Precisamos de frases e pensamentos feitos, é claro, mas somente se eles estiverem conectados com o nosso ser, com a nossa verdade. Por que não temos força e capacidade de declararmos, como por exemplo, que estamos decepcionados? Porque sempre cuidamos para que o outro não nos veja bem, porque vivemos baseados nos modelos exteriores e não no que somos e porque temos medo de que os outros, nos conhecendo, não nos aceite. Eu tinha muito medo disto! Hoje tenho medo de não ser eu e de não caminhar em Deus e para Deus que também está presente na minha verdade e comigo nas minhas limitações. Eu, Pe. Rômulo, mesmo tendo fé, sou humano, choro, às vezes. E não estou dizendo isto porque esteja chorando agora, muito menos esteja triste ou deprimido. Estou bem, graças a Deus, mas, sendo criatura e não criador de mim mesmo eu choro, sinto dor e posso perder-me nas entrelinhas dos meus sonhos e buscas. Eu não me basto e, pensar assim, seria fazer de mim mesmo o meu deus, o meu ídolo. Há em mim lacunas, eu choro... tudo isto é um convite que faço para que você descubra em você também a sua humanidade. Confie, Deus nos ama e nos fez humanos.
Pe. Rômulo Azevedo da Silva

       "Derramarei sobre vós uma água pura, e sereis purificados. Eu vos purificarei de todas as impurezas e de todos os ídolos. Eu vos darei um coração novo e porei um espírito novo dentro de vós. Arrancarei do vosso corpo o coração de pedra e vos darei um coração de carne; porei o meu Espírito dentro de vós e farei com que sigais a minha lei e cuideis de observar os meus mandamentos"
Ez 36, 25-27

Um comentário:

  1. O que me marca neste texto:
    ... eu não me basto...
    Estamos precisando de gente assim mesmo! Que não se baste. Vemos na maioria das vezes pessoas aparentemente auto-suficientes, arrogantes, mesquinhas às vezes!
    Há muita verdade neste texto. As redes sociais contribuem muito para isto: vemos vidas felizes sempre, nosso melhor retrato, nossas melhores viagens. Mas quase nunca a verdade de nós mesmos! Quero reforçar a minha admiração por este homem, padre, mas acima de tudo humano. E da forma como ele se olha é a forma como nos olha também. Por isso sinto tanta falta de suas palavras, de seus ensinamentos. Que não fogem nunca da palavra e dogma católico, mas que é acima de tudo norteado pelo fato de sermos fracos, incapazes de viver por nós mesmos. Minha admiração sempre e meu pedido a Deus que fortaleça dia a dia sua vida, sua alma, sua inteligência, seu carisma. Sua vida é um presente para nós, Pe. Rômulo!

    ResponderExcluir