sexta-feira, 18 de outubro de 2013

OS VERDADEIROS TESOUROS DA IGREJA


       A vida é dinâmica, não para, e nesta dinamicidade somos visitados por notícias boas e notícias ruins. Como cristãos somos convidados a ter esperança, a vermos a mão de Deus em tudo. Mas como criaturas sentimos e sofremos. Acredito que dizer adeus é uma das realidades mais difíceis da vida humana. É, porém, nesta hora que a fé nos socorre. Somos convidados a ver além das aparências e acreditar no que Jesus nos prometeu. Ver alguém partir é ruim, somente quando acreditamos no que vivemos de verdade podemos suportar e encontrar um sentido em tudo. Pela fé deixamos de reclamar e passamos a agradecer pelo tempo vivido, pelas experiências adquiridas. É o que desejo fazer aqui.
   Encontramos no mundo de hoje vários meios, instrumentos e pedagogias de avaliação. Geralmente pegamos as mais fáceis, quantidade, número, lucro, etc. Até as pessoas estão sendo avaliadas assim. As instituições são avaliadas assim. Acabamos de viver aqui em Santana do Seridó a Festa da Padroeira. Algumas pessoas me perguntam logo quando rendeu financeiramente. Na verdade eu aprendi, e desejo mais ainda, olhar o povo, a participação, reconhecer as graças do Senhor em nossas vidas. Mas este texto não é para falar em Festa de Padroeiro, tomei em minhas mãos este exemplo para falar de algo mais importante.
        Algumas pessoas olham o que está fora, o que se tem. Em relação à Igreja se diz: "a Igreja é rica"! Há uma briga sobre tudo isto. Para mim é simples. A Igreja é rica mesmo, milionária, e muitos não vão compreender os tesouros que a Igreja tem. Eu conheci muitos dos tesouros da Igreja. Vejo esta riqueza, pego e toco nela. Em muitos olhares vejo diamantes, em muitos corações eu vejo ouro puro, e muitas histórias vejo milhões reservados ao londo de um tempo. Eu já encontrei sim, eu convivo com uma fortuna tão grande que ninguém é capaz de gastar. A IGREJA É MILIONÁRIA SIM!
       Em São Fernando/RN conheci, entre outros tantos tesouros, Dona Severina. Mulher simples, cheia de vida, capaz de amar e sorrir, mesmo diante das dificuldades da vida. Mulher de fé, mulher de Igreja, patrimônio daqueles que a conheceram. Louvo e agradeço ao Senhor por ter conhecido uma mulher tão rica, um baú cheio de pérolas preciosas. Amava sua cidade, sua família, sua Igreja, seus padres. Nunca exigiu nada com voz forte, nunca criou picuinhas, não levantava a voz, mas tinha um olhar de amor tão penetrante que nos fazia ficar encantados por ela. Não esqueço a alegria que vi em sua face quando lhe dei uma simples foto minha. Como pode a foto de um pobre padre ser um presente tão grande para uma pessoa tão rica? Aí está o segredo! Dona Severina era cheia de vida e amava a vida dos seus. Tinha defeitos? É claro! Mas o seu coração era mais forte. Ela nos deixou, foi morar com o Pai do Céu, e nem tive tempo de dizer adeus. Fico com o que aprendi, com o que vivi quando era padre naquela querida comunidade, fico com o abraço que nos demos quando há uns dois meses atrás fui visitá-la.
        E para quem ainda se deixa dominar por outros meios de avaliação e está se perguntando: "será que esta senhora dava presentes ao padre"? Não quero deixá-lo na dúvida, ela não gastou seu dinheiro comigo, e nem com outros, era uma senhora pobre, simples, mas vocês não imaginam quanto vale um sorriso de um coração justo e santo dizendo que você é uma pessoa importante para sua vida. Este presente, que dinheiro nenhum no mundo paga, Dona Severina deu a mim várias vezes, como também a muitos de sua cidade. Obrigado minha querida irmã em Cristo, Deus a conserve em sua paz e até o dia do reencontro. EU NÃO TENHO DÚVIDAS, A IGREJA É RICA, MILIONÁRIA. E eu conheço muito desta fortuna.

Deus nos conduza sempre!
Escreverei outros textos destes.
Pe. Rômulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário