sexta-feira, 4 de outubro de 2013

MENSAGEM DO PÁROCO

Já estamos em festa! Se estamos com o livrinho de cânticos em nossas mãos, é porque a nossa comunidade e Paróquia já lança aos céus seu louvor pelas mãos de Ana, a avó de Jesus Cristo. Como é maravilhoso ver a participação de cada santanense. Não queremos ser melhores do que ninguém, muito menos queremos afirmar que a Igreja Católica faz mais por Santana do que todas as outras. Cada uma tem sua importância e valor. Contudo, não podemos negar que a fé católica faz parte da história de Santana, nesta fé esta comunidade deu os primeiros passos. Não podemos negar que a fé católica traz em si um conteúdo belo de cultura, tradição e suscita em nossos corações um desejo todo especial de vivermos bem uma comunhão com todos e com o Senhor. Uma festa católica destaca não só as pastorais, o padre, os líderes, mas cada cidadão, aqueles que administram, os que fazem as leis, os que cuidam da segurança, as instituições, as famílias, todos. No final, estão de parabéns se tudo der certo. Pois a comunidade é de todos e a Festa da Padroeira, lá fora, tem este cunho. Não é a Festa do padre ou da Paróquia em primeiro lugar; na boca do povo é a Festa de Santana do Seridó. Assim, mais do que muitas, a fé católica leva o nome de nossa cidade e cabe a nós cuidarmos para que este nosso nome continue sendo louvado. E que o Senhor Jesus Cristo, o verdadeiro a ser celebrado, seja louvado mais ainda nos nossos louvores. Tudo é para sua honra e glória.
          Desta forma quero agradecer a todos que estão dedicando-se por esta Festa, estejamos certos de que estamos escrevendo mais uma página na história deste belo município. Sou ciente de que não é fácil realizar trabalhos voluntários. Sei que na percepção de muita gente uma Festa não serve para nada, melhor seria, na visão de criticadores e não críticos sérios, que fizéssemos só trabalhos sociais e caritativos e nada de oração. É verdade que nunca podemos deixar a assistência, mas não há assistência maior do que cuidar da alma do ser humano. Sem o alimento da fé estamos cegos. Uma Festa desta vai trabalhar em nós o amor, a esperança, a capacidade de viver em comunidade, o interagir com o outro, o trabalhar sem buscar lucros para si, o assumir deveres em função de um objetivo comunitário, o reencontro dos ausentes e das famílias, o abraço dos amigos e o chamado ao perdão para os inimigos. Será que uma Festa de Padroeira não é então uma bênção? E nem começamos a detalhar todos os bens que uma Festa poderia nos trazer, como cume de tudo a oportunidade de passarmos onze dias ouvindo solenemente a voz do Nosso Senhor.
          A cultura de hoje quer nos dizer que orar não serve mais, que elevar aos céus nossos louvores não adianta, muitos vão nos criticar por estarmos fazendo esta festa, alguns até ajudam pensando que poderiam empregar seu tempo e dinheiro em algo melhor para a comunidade. De que serve uma Festa de Padroeiro? Será para o padre? Melhor seria fazermos outra coisa não é? A Festa é lugar de encontro, é presença viva do amor de Deus por nós e isto é fonte de cura e milagres. Olhe o que diz o Papa Francisco: “A nossa cultura perdeu a noção desta presença concreta de Deus, da sua ação no mundo; pensamos que Deus se encontra só no além, em outro nível de realidade, separado das nossas relações concretas. Mas, se fosse assim, isto é, se Deus fosse incapaz de agir no mundo, o seu amor não seria verdadeiramente poderoso, verdadeiramente real e, por conseguinte, não seria sequer verdadeiro amor, capaz de cumprir a felicidade que promete. E, então, seria completamente indiferente crer ou não crer n’Ele. Ao contrário, os cristãos confessam o amor concreto e poderoso de Deus, que atua verdadeiramente na história e determina o seu destino final; um amor que se fez passível de encontro, que se revelou em plenitude na paixão, morte e ressurreição de Cristo” (LF, 17)
          OBRIGADO A VOCÊ QUE ESTÁ CONSTRUINDO CONOSCO. DEUS ESTÁ VENDO OS SEUS OBJETIVOS, SUAS CRENÇAS E O SEU CORAÇÃO. SE ESTAMOS TRABALHANDO QUERENDO CONSTRUIR UMA COMUNIDADE MAIS AMADA E AMANTE, ELE ACOLHERÁ TUDO COM UM GRANDE SORRISO. SÓ QUEM TEM UM CORAÇÃO TRABALHADO NA INTELIGÊNCIA E NO AMOR, SABE O VALOR DE UMA FESTA DESTA E SÓ O SENHOR PODERÁ RETRIBUIR. COMO PADRE EU SÓ POSSO DIZER: LOUVADO SEJA DEUS PORQUE ESTAMOS JUNTOS, PORQUE JUNTOS SOMOS A FESTA!


Pe. Rômulo Azevedo da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário